O Ensino de Música no Brasil:

Conquistas e Desafios

Autores

  • HUGO JULIANO DE ALENCAR BRESCANCIN
  • RAFAEL LIMA DO CANTO

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17703079

Resumo

A educação musical no Brasil possui diversas raízes, unindo influências indígenas, africanas e europeias desde o período colonial, quando a Igreja Católica promovia o ensino de música nas missões dos jesuítas. No entanto, a educação musical formal sempre esteve fortemente ligada ao modelo europeu, com foco na música sacra e clássica, deixando as tradições locais em segundo plano. O século XX trouxe relevantes transformações pedagógicas influenciadas por métodos ativos, como os de Dalcroze, Kodály e Orff, além de teorias inovadoras de autores como Gordon e Swanwick, que defendiam uma abordagem mais sensorial e interativa. Em 2008, a Lei 11.769 tornou o ensino de música obrigatório nas escolas brasileiras, criando a oportunidade para incorporar maior diversidade de repertórios e metodologias. Esta pesquisa também destaca o papel transformador do ensino musical, que vai além da técnica, estimulando a reflexão crítica e o reconhecimento das diversas identidades culturais. Com base em análises teóricas e observações práticas, busca-se a compreensão dos avanços e desafios enfrentados pela educação musical no contexto brasileiro atual.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

BRESCANCIN, H. J. D. A., & DO CANTO, R. L. (2025). O Ensino de Música no Brasil: : Conquistas e Desafios. Maiêutica - Arte E Cultura, 11(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17703079