Jogos, Improvisos e Montagem de Teatro Estudantil no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17703748Resumo
Este artigo relata uma experiência pedagógica envolvendo a montagem de uma peça de teatro infantil com um grupo formado por alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Rio Grande do Sul. Esta experiência é decorrente das de atividades sugeridas no âmbito da disciplina ‘Prática Interdisciplinar: propostas pedagógicas no teatro’, do 6º semestre do curso de Licenciatura em Teatro. A atividade resultou em um plano de aula que se fundamentou em jogos e improvisações teatrais e em uma prática realizada em uma instituição formal de ensino, inserida em um projeto da escola, que contou com oficinas teatrais e aulas de violão e resultou na montagem de uma peça teatral intitulada ‘Embaixo da Minha Cama’. Na montagem, buscou-se aplicar elementos estudados durante o semestre letivo nas disciplinas ‘Produção em Artes Cênicas’, ‘Composição Coreográfica’, e ‘Educação Musical’ do referido curso. Foram realizadas oito apresentações da peça teatral, incluindo uma participação em um festival de teatro. A experiência de trabalhar com um grupo de teatro estudantil evidenciou o desenvolvimento pessoal dos estudantes atendidos pelo projeto e que participaram da montagem da peça teatral.