Ferramentas Digitais e Recursos Interativos para Educação Ambiental no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17807577Resumo
O presente trabalho tem como tema a pesquisa acerca de Ferramentas Digitais e Recursos Interativos para Educação Ambiental no Ensino Básico. A justificativa para abordar tais aspectos reside na complexidade e na amplitude dos temas ambientais, os quais tornam o ensino de Educação Ambiental uma tarefa desafiadora. Nesse sentido, surge a problemática central da pesquisa: Qual
alternativa seria viável e realista para atender às demandas de ensino? Como resposta a essa questão, as ferramentas digitais se destacam como uma alternativa eficaz, promovendo um ensino dinâmico ao envolver os alunos em experiências práticas, investigativas e colaborativas. Dessa forma, auxiliam os educadores no desafio de ensinar EA. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis Ferramentas Digitais e Recursos Interativos no ensino da Educação Ambiental. Para alcançar essa meta, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Apresentar ferramentas digitais e Recursos Interativos que auxiliem os professores no ensino; Identificar metodologias de ensino e abordagens pedagógicas por meio do uso das Ferramentas Digitais ao ensino da Educação Ambiental. Para tanto, foi adotada uma metodologia de estudo bibliográfico, pesquisa qualitativa não experimental, de natureza descritiva. Os resultados obtidos revelaram o potencial de várias Ferramentas Digitais, tais como Google Earth, iNaturalist, Kahoot e Nearpod. Essas ferramentas podem ser integradas a diferentes metodologias de ensino e abordagens pedagógicas, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Interdisciplinar, Educação Ambiental Crítica e Tecnologias Educacionais. Concluiu-se que as Ferramentas Digitais representam recursos inovadores e poderosos que, quando utilizados adequadamente, podem ser aliados valiosos para promover o ensino da EA com eficácia.