Indicadores de Desempenho Financeiros Qualitativos e Quantitativos para o Coordenador Gestor de Curso de Instituição de Ensino Privado
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17714980Resumo
Pautado nas teorias da inovação e sustentabilidade, o estudo objetivou descrever a importância do coordenador de curso na gestão operacional das instituições de ensino superior privadas, elencando indicadores financeiros que avaliam o desempenho deste profissional e viabilizam a oferta de cursos. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico. Verificou-se que a sustentabilidade e inovação estão presentes nas instituições de ensino superior o que evidencia a necessidade de profissionais qualificados técnica e gerencialmente. Observou-se os indicadores financeiros: qualitativo como Balanced Scorecard para acompanhar os elementos que contribuem para gerenciar as atividades do coordenador de curso e o indicador quantitativo o Ebitda que evidencia o lucro com base na movimentação operacional de um período. Este estudo contribui para o
meio acadêmico e empresarial, principalmente para composição de indicadores de lucratividade nas instituições de ensino superior privado e para os profissionais que se dedicam a esta área.