Indicadores de Desempenho Financeiros Qualitativos e Quantitativos para o Coordenador Gestor de Curso de Instituição de Ensino Privado

Autores

  • MAIKE BAULER THEIS Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • CAROLINE HALMENSCHLAGER THOMÉ Centro Universitário Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17714980

Resumo

Pautado nas teorias da inovação e sustentabilidade, o estudo objetivou descrever a importância do coordenador de curso na gestão operacional das instituições de ensino superior privadas, elencando indicadores financeiros que avaliam o desempenho deste profissional e viabilizam a oferta de cursos. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico. Verificou-se que a sustentabilidade e inovação estão presentes nas instituições de ensino superior o que evidencia a necessidade de profissionais qualificados técnica e gerencialmente. Observou-se os indicadores financeiros: qualitativo como Balanced Scorecard para acompanhar os elementos que contribuem para gerenciar as atividades do coordenador de curso e o indicador quantitativo o Ebitda que evidencia o lucro com base na movimentação operacional de um período. Este estudo contribui para o
meio acadêmico e empresarial, principalmente para composição de indicadores de lucratividade nas instituições de ensino superior privado e para os profissionais que se dedicam a esta área.

Downloads

Publicado

28-11-2025

Como Citar

BAULER THEIS, M., & HALMENSCHLAGER THOMÉ, C. (2025). Indicadores de Desempenho Financeiros Qualitativos e Quantitativos para o Coordenador Gestor de Curso de Instituição de Ensino Privado. Maiêutica - Ciências Contábeis, 11(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17714980