Ações e Intervenções Lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional Como Ferramentas Para a Ariação de Hábitos Alimentares Saudáveis Desde a Primeira Infância

Autores

  • JANICE KARLA KRAISCH UNIDANTE
  • LAÍS SABRINE DE OLIVEIRA UNIDANTE

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17703973

Resumo

O padrão alimentar das famílias tem mudado significativamente. Por conta da rotina agitada, as refeições são feitas rapidamente, o que acaba incentivando o consumo de alimentos ultraprocessados. Com as crianças não é diferente; os pequenos são atraídos por lanches coloridos, extremamente saborosos, deixando de comer alimentos que deveriam ser a base de uma alimentação saudável como legumes, verduras, frutas e grãos integrais. Partindo do pensamento de que a melhor fase para formação de hábitos alimentares saudáveis é a infância, este estudo buscou conhecer os hábitos de consumo de crianças de 2 a 5 anos estudantes do período matutino de uma escola de educação infantil particular na cidade Blumenau, Santa Catarina, com o intuito de realizar ações de EAN com os estudantes. Foram ao todo 10 encontros, entre 11 de maio a 06 de junho de 2022, pautados nos Dez Passos Para uma Alimentação Saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira³. As ações envolveram histórias, jogos, brincadeiras e oficinas culinárias, além de demonstrações de alimentos e seus graus de processamento. Os responsáveis das crianças acompanharam o andamento das ações através de fotos e explicações conforme as etapas aconteceram, podendo dar continuidade aos conceitos abordados do âmbito domiciliar. Ao final do estudo, os familiares responderam a um questionário de avaliação da pesquisa, importante para identificar as mudanças de comportamento alimentar das crianças após as ações. As famílias avaliaram as ações com conceitos positivos: todas as crianças demonstraram maior interesse no preparo dos alimentos, 55% das famílias relataram alguma mudança no comportamento alimentar e 65% das crianças tem falado a respeito ou apresentado mellhores escolhas alimentares. As ações de EAN surtiram efeitos positivos no discursos e ações das crianças. Acredita-se que o período de estudo foi curto, sendo assim, sugere-se que ações de EAN sejam inseridas no calendário escolar para melhor aprendizado sobre o tema.

Downloads

Publicado

28-11-2025

Como Citar

KRAISCH, J. K., & DE OLIVEIRA, L. S. (2025). Ações e Intervenções Lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional Como Ferramentas Para a Ariação de Hábitos Alimentares Saudáveis Desde a Primeira Infância. Maiêutica - Atividades Físicas, Saúde E Bem Estar, 8(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17703973