A Ludicidade como Mediadora da Inclusão:

O Papel da Família, da Escola e da Sociedade no Desenvolvimento Integral da Criança

Autores

  • SAIMO FERREIRA DE SOUZA UNIASSELVI
  • ANNA CAROLINA HENRIQUE DE ABREU
  • VANESSA BELLANI LYRA UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17754175

Resumo

Este estudo aborda a importância da ludicidade como ferramenta pedagógica para a promoção da inclusão escolar de crianças com deficiência, analisando o papel articulado da família, da escola e da sociedade nesse processo. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamentou-se em artigos científicos, legislações e documentos oficiais publicados entre 2015 e 2024, identificando como o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e emocional dos alunos. Os resultados evidenciam que a ludicidade favorece aprendizagens significativas, fortalece vínculos afetivos e promove ambientes acessíveis e acolhedores, tornando se essencial para práticas inclusivas. Constatou-se também que a inclusão depende da cooperação entre os diferentes agentes sociais: a família, responsável pelo apoio emocional e continuidade das aprendizagens; a escola, enquanto espaço pedagógico que deve planejar práticas lúdicas intencionais; e a sociedade, que deve garantir políticas públicas, atitudes inclusivas e condições estruturais. Conclui-se que a integração entre ludicidade e inclusão fortalece a construção de uma educação humanizada, democrática e sensível à diversidade, reafirmando a necessidade de práticas colaborativas que assegurem o desenvolvimento pleno de todas as crianças.

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Publicado

28-11-2025

Como Citar

SOUZA, S. F. D., DE ABREU, A. C. H., & LYRA, V. B. (2025). A Ludicidade como Mediadora da Inclusão: : O Papel da Família, da Escola e da Sociedade no Desenvolvimento Integral da Criança . Maiêutica - Atividades Físicas, Saúde E Bem Estar, 8(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.17754175