Inteligência Emocional na Educação:

Enfrentando a Angústia e o Desespero Existencial à Luz de Søren Kierkegaard na Contemporaneidade

Autores

  • PAULO ROGÉRIO SARTORATO Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17754225

Resumo

Este artigo estuda a relação entre as emoções existenciais de angústia e desespero, abordado por Søren Kierkegaard, e a educação contemporânea, ressaltando a importância da inteligência emocional (IE) no âmbito educacional. Kierkegaard identifica a angústia como parte intrínseca da existência humana, unida à liberdade e à escolha, e o desespero como a alienação do verdadeiro eu. A educação, embora focada em resultados acadêmicos, parece não ter dado a devida atenção ao desenvolvimento emocional dos alunos, o que pode agravar esses sentimentos. A IE surge como uma ferramenta primordial para lidar com essas questões, possibilitando o autoconhecimento, a empatia e a resiliência. A conclusão revela que a associação da IE no ensino pode ajudar os estudantes a enfrentarem a angústia e o desespero de maneira construtiva, transformando-os em oportunidades de crescimento pessoal e aprendizagem emocional.

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Publicado

28-11-2025

Como Citar

SARTORATO, P. R. (2025). Inteligência Emocional na Educação:: Enfrentando a Angústia e o Desespero Existencial à Luz de Søren Kierkegaard na Contemporaneidade. Maiêutica - Atividades Físicas, Saúde E Bem Estar, 8(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.17754225