Uma Análise Cronológica do Ensino a Distância e um Debate Sobre Sua Realidade no Brasil Sob a Perspectiva dos Alunos e Profissionais de Ensino

Autores

  • LAIS MARIA DA LUZ MACIEL Uniasselvi
  • LUIZA JATWA COIMBRA Uniasselvi
  • THAMIRES BULHÕES MATTOS LOPES Uniasselvi
  • PATRÍCIA MARIA SOUZA Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781186

Resumo

Este paper trata de uma análise antropológica sobre a história do Ensino a distância - EaD, sua evolução, através do avanço da tecnologia e da comunicação ao longo dos séculos, desde cartas e correspondência, rádio, fóruns, vídeos e videoconferências, com o surgimento da internet, atualmente incentivado, principalmente, por acontecimentos recentes como a pandemia da COVID-19. Será apresentada uma análise contextualizada de como o EaD se adaptou ao nosso país, cultura e economia, pondo em evidência a realidade atual do EaD no Brasil, de seus alunos e educadores, com seus pontos positivos e negativos, visando assim, informar e conscientizar as instituições sobre este tema. Além disso, serão apresentados gráficos criados a partir das respostas de um questionário on-line elaborado pelos membros desta equipe, com as opiniões anônimas de diversos alunos, tutores e professores sobre suas experiências com a modalidade EaD, que serão usadas para auxiliar na análise e no debate a respeito do tema.

Downloads

Publicado

01-12-2025

Como Citar

MACIEL, L. M. D. L., COIMBRA, L. J., LOPES, T. B. M., & SOUZA, P. M. (2025). Uma Análise Cronológica do Ensino a Distância e um Debate Sobre Sua Realidade no Brasil Sob a Perspectiva dos Alunos e Profissionais de Ensino. Maiêutica - Ciências Humanas E Sociais, 10(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17781186