Uma Análise Cronológica do Ensino a Distância e um Debate Sobre Sua Realidade no Brasil Sob a Perspectiva dos Alunos e Profissionais de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781186Resumo
Este paper trata de uma análise antropológica sobre a história do Ensino a distância - EaD, sua evolução, através do avanço da tecnologia e da comunicação ao longo dos séculos, desde cartas e correspondência, rádio, fóruns, vídeos e videoconferências, com o surgimento da internet, atualmente incentivado, principalmente, por acontecimentos recentes como a pandemia da COVID-19. Será apresentada uma análise contextualizada de como o EaD se adaptou ao nosso país, cultura e economia, pondo em evidência a realidade atual do EaD no Brasil, de seus alunos e educadores, com seus pontos positivos e negativos, visando assim, informar e conscientizar as instituições sobre este tema. Além disso, serão apresentados gráficos criados a partir das respostas de um questionário on-line elaborado pelos membros desta equipe, com as opiniões anônimas de diversos alunos, tutores e professores sobre suas experiências com a modalidade EaD, que serão usadas para auxiliar na análise e no debate a respeito do tema.