Um Passaporte de Viagem Temporal Através do Olhar:

Imagem como Condutor de Acesso a Outros Tempos

Autores

  • DANIEL LUIZ ARREBOLA Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781711

Resumo

Este artigo explora o conceito de viagem no tempo através de duas perspectivas interligadas: a simbólica, mediada por imagens (fotografia, cinema e arte), e a física, fundamentada nas teorias da física teórica e da mecânica quântica. Partindo das reflexões sobre a fotografia como vestígio temporal e das análises sobre o cinema como manipulação narrativa do tempo, discuto como as imagens funcionam como máquinas do tempo subjetivas, capazes de reativar memórias e reconfigurar temporalidades. Paralelamente, examino as bases científicas da viagem temporal, desde as curvas temporais fechadas até os buracos de minhoca de Kip Thorne e as conjecturas de Hawking, destacando os desafios teóricos e paradoxos envolvidos. O diálogo entre essas abordagens revela como arte e ciência, cada qual a seu modo, desafiam a linearidade do tempo, seja através da reconstrução afetiva do passado ou da modelagem matemática de universos onde passado e futuro se comunicam. A discussão incorpora ainda contribuições da filosofia, mostrando que a temporalidade é tanto uma construção cultural quanto um fenômeno físico. Ao final, problematizo que a viagem no tempo, mais do que um tema fantástico ou equação abstrata, expressa o desejo humano de transcender a finitude, integrando memória, narrativa e as fronteiras do conhecimento científico em uma reflexão sobre as brechas existentes nesse debate para a Antropologia do Tempo.

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

ARREBOLA, D. L. (2025). Um Passaporte de Viagem Temporal Através do Olhar:: Imagem como Condutor de Acesso a Outros Tempos. Maiêutica - Ciências Humanas E Sociais, 10(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17781711