APLICAÇÃO DA ANÁLISE SWOT NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17653073Resumo
Análise SWOT é uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico, para identificar oportunidades, fraquezas, forças e ameaças relacionadas à competitividade nos negócios ou em planejamento de projetos. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da Análise SWOT em uma empresa do setor de Utilities, especializada em soluções de serviços, aplicados na automação, controle, supervisão e segurança de sistemas elétricos e revenda de equipamentos de telecomunicação. A pesquisa se embasou na pergunta: Como a aplicação da Análise SWOT pode auxiliar a empresa AMTK Energia nas estratégias de negócio? O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, seguida pelo diagnóstico empresarial realizado por meio de entrevista com uso de questionário, sendo o respondente o sócio-diretor administrativo da empresa. Posterior à análise dos dados, realizou-se a aplicação da Matriz SWOT, evidenciando, então, o posicionamento da empresa diante dos ambientes externo e interno. Externamente, as ameaças estão na limitação do mercado de atuação. Contudo, essa condição permite crescimento
dentro do nicho, por meio de parcerias e novos fornecedores de equipamentos e softwares. Internamente, a empresa apresenta fraquezas como a falta de planejamento de médio e longo prazo. Em contrapartida, seu potencial está em ser a única revendedora autorizada da linha Ruggedcom na América Latina e no investimento contínuo na capacitação de seu capital humano. Concluise
que a aplicação da Análise SWOT oferece à direção uma visão integral do negócio, possibilitando a criação de estratégias gerais e específicas, favorecendo decisões assertivas e o atendimento às prioridades críticas. O planejamento estratégico deve ser contínuo, com controle e monitoramento das metas, visando a consolidação no mercado.