ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE O ESTUDO DE EXPANSÃO DE MARCA ATRAVÉS DA MÍDIA OFFLINE NO LITORAL CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17711254Resumo
Além da mídia on-line, novas oportunidades de negócios e expansão de marca podem surgir em diferentes regiões ou setores, apoiadas pela mídia offline. Dessa maneira, a mídia tradicional se mantém como um importante canal de publicidade e de identificação do perfil de consumidores de uma marca, incluindo suas necessidades, preferências e comportamento de compra. Nosso estudo tem como objetivo verificar a relação entre mídia off-line e on-line, e a sua importância para a expansão da marca, considerando os entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com moradores do litoral catarinense, incluindo atendente, funcionário público, embaladora e estagiário. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas com questionário semiestruturado, aplicado a dois grupos: Grupo A (indivíduos que conheciam e/ou sabiam da existência da marca); e Grupo B (indivíduos que não conheciam e/ou não sabiam da existência da marca). O questionário foi aplicado em duas etapas: Etapa 1 (perguntas de conhecimento geral); e Etapa 2 (perguntas específicas para cada grupo). Os dados foram organizados e analisados por análise temática, possibilitando a identificação de padrões nas respostas dos participantes. Os resultados revelam que, para muitas pessoas, a mídia off-line, como outdoor, televisão e outros meios, ainda é vista como mais confiável e aceitável, especialmente para informações importantes. Esse modelo de mídia oferece oportunidades únicas para a visibilidade e popularidade da marca. Através dos canais tradicionais, a publicidade digital se fortalece e consegue alcançar ainda mais o público-alvo. A ausência da mídia off-line em uma estratégia de comunicação pode retardar o processo de expansão da marca.