COMPETÊNCIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM TURISMO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 20 ANOS

Autores

  • FABIANA ROEDER UNIVALI
  • ANA PAULA LISBOA SOHN UNIVALI
  • MARCOS ARNHOLD JUNIOR UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17711644

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a educação em turismo, com foco nas competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo das últimas duas décadas. A pesquisa foi realizada na base Scopus (2001–2023), com apoio do protocolo PRISMA e análise bibliométrica pelo software VOSviewer. Os resultados evidenciam o crescimento da produção científica voltada à formação profissional, às habilidades digitais e à integração entre educação 4.0, e-learning e demandas do setor turístico. O estudo oferece subsídios para aprimorar currículos, práticas pedagógicas e políticas educacionais no campo do turismo.

Downloads

Publicado

26-11-2025

Como Citar

ROEDER, F., SOHN, A. P. L., & ARNHOLD JUNIOR, M. (2025). COMPETÊNCIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM TURISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 20 ANOS. Maiêutica - Estudos Contemporâneos Em Gestão Organizacional, 11(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17711644