ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

ANÁLISE DE INDICADORES DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Autores

  • FERNANDO EDUARDO CARDOSO UNIVALI
  • ALINE ROCHA MENDONÇA SANTOS FURB
  • MARIA JOSE DOMINGUES FURB

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17726055

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o ensino no curso de pós-graduação a distância de uma Organização Universitária, verificando o desempenho dos atores organizacionais, o material didático, plataforma virtual de aprendizagem (AVA) no processo estratégico de desenvolvimento do ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, do tipo levantamento ou survey. Os dados foram coletados por meio de um questionário a 270 estudantes de um curso de especialização a distância. Este questionário agrupou seis categorias: Perfil, Auto avaliação, Tutoria, Caderno Pedagógico, Ambiente Virtual de Aprendizado, Monitoria e Aspectos Gerais. Como resultado, obteve-se o índice de 93% de aprovação dos alunos ao curso a distância. Os tutores foram bem avaliados e desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem ao ter um papel de agentes motivadores e diminuir a distância entre professores e demais colegas.

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Publicado

26-11-2025

Como Citar

CARDOSO, F. E., SANTOS, A. R. M., & DOMINGUES, M. J. (2025). ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE INDICADORES DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE. Maiêutica - Estudos Contemporâneos Em Gestão Organizacional, 11(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17726055