EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DA LOUSA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
UMA ABORDAGEM PARA AS AULAS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781177Resumo
Dado o tema “uso da lousa digital no ensino de história”, o presente estudo tem por objetivo responder ao seguinte problema de pesquisa: como os professores podem integrar efetivamente a lousa interativa para promover o pensamento crítico nas aulas de história? Para isso, esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, através da análise interpretativa de artigos e publicações. Diante da escassez de artigos e publicações que abordem especificamente usos para a lousa digital, visando à promoção do pensamento crítico, especificamente no ensino de História na Educação Básica. Neste sentido, esta pesquisa foi concentrada em documentos normativos, com o objetivo de fundamentar o que se compreende por ensino de História e a promoção do pensamento crítico e, dessa forma, tendo essas orientações apontando quais podem ser os usos desta ferramenta. Compreendendo estes usos como prática docente, complementaram a pesquisa com referências teóricas de pensadores da educação atemporais como Paulo Freire, Vygotsky, e referências contemporâneas como Yong Zhao.