EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DA LOUSA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

UMA ABORDAGEM PARA AS AULAS DE HISTÓRIA

Autores

  • MARIA ALICE SILVEIRA PRIM THEIS UNIASSELVI
  • JOSIANE AMARAL GOIS REIS UNIASSELVI
  • ANDREA MACHADO UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781177

Resumo

Dado o tema “uso da lousa digital no ensino de história”, o presente estudo tem por objetivo responder ao seguinte problema de pesquisa: como os professores podem integrar efetivamente a lousa interativa para promover o pensamento crítico nas aulas de história? Para isso, esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, através da análise interpretativa de artigos e publicações. Diante da escassez de artigos e publicações que abordem especificamente usos para a lousa digital, visando à promoção do pensamento crítico, especificamente no ensino de História na Educação Básica. Neste sentido, esta pesquisa foi concentrada em documentos normativos, com o objetivo de fundamentar o que se compreende por ensino de História e a promoção do pensamento crítico e, dessa forma, tendo essas orientações apontando quais podem ser os usos desta ferramenta. Compreendendo estes usos como prática docente, complementaram a pesquisa com referências teóricas de pensadores da educação atemporais como Paulo Freire, Vygotsky, e referências contemporâneas como Yong Zhao.

Downloads

Publicado

01-12-2025

Como Citar

THEIS, M. A. S. P., REIS, J. A. G., & MACHADO, A. (2025). EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DA LOUSA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: UMA ABORDAGEM PARA AS AULAS DE HISTÓRIA. Maiêutica - História, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17781177