O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO DOCENTE BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781304Resumo
Nesse presente paper, serão abordadas alternativas que possam colaborar com a prática do docente de História brasileiro no século XXI, conhecido por ser o século da sociedade da informação, no qual há um excesso de conteúdos disponíveis, transformações sociais extremamente velozes, além de um progresso tecnológico nunca antes visto, consequente de 3 séculos de revoluções industriais. Para tal realização, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando-se de livros e artigos de periódicos que abordam conceitos que trabalham a postura mais adequada para um professor do século XXI, além de também analisar quais políticas educacionais têm sido criadas voltadas para os anseios sociais e econômicos da contemporaneidade brasileira, e, uma pesquisa envolvendo a utilização da tecnologia e a IA na prática docente dentro e fora da sala de aula foi realizada, avaliando seus prós e contras. Por fim, uma síntese dos conteúdos trabalhados foi realizada, propondo uma análise a respeito das produções acadêmicas voltadas para tal tema e suas intencionalidades para o ensino de História.