O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO DOCENTE BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • GUILHERME ELIONAY ALVES SILVA UNIASSELVI
  • GUSTAVO TOMASI SCHUTZ UNIASSELVI
  • HENRIQUE OLIVEIRA DA SILVA UNIASSELVI
  • JACKSON DE SOUZA NASCIMENTO UNIASSELVI
  • RICARDO SOARES DOS SANTOS UNIASSELVI
  • SANDRA APARECIDA DACAS DE SORDI UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781304

Resumo

Nesse presente paper, serão abordadas alternativas que possam colaborar com a prática do docente de História brasileiro no século XXI, conhecido por ser o século da sociedade da informação, no qual há um excesso de conteúdos disponíveis, transformações sociais extremamente velozes, além de um progresso tecnológico nunca antes visto, consequente de 3 séculos de revoluções industriais. Para tal realização, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando-se de livros e artigos de periódicos que abordam conceitos que trabalham a postura mais adequada para um professor do século XXI, além de também analisar quais políticas educacionais têm sido criadas voltadas para os anseios sociais e econômicos da contemporaneidade brasileira, e, uma pesquisa envolvendo a utilização da tecnologia e a IA na prática docente dentro e fora da sala de aula foi realizada, avaliando seus prós e contras. Por fim, uma síntese dos conteúdos trabalhados foi realizada, propondo uma análise a respeito das produções acadêmicas voltadas para tal tema e suas intencionalidades para o ensino de História.

Downloads

Publicado

01-12-2025

Como Citar

SILVA, G. E. A., SCHUTZ, G. T., DA SILVA , H. O., NASCIMENTO, J. D. S., DOS SANTOS, R. S., & DE SORDI, S. A. D. (2025). O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO DOCENTE BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Maiêutica - História, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17781304