OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781570Resumo
Em um mundo progressivamente conectado e digital, as tecnologias consolidaram-se como uma realidade, notadamente no campo educacional. Este, por sua vez, tem passado por significativas modificações ao longo dos anos, incluindo diversas reformas. Recentemente, deu-se continuidade no Senado Federal à reforma do ensino médio e, no âmbito legislativo, destacam-se as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Tais leis alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para instituir a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” e “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, respectivamente. Nesse cenário, a capacitação e a sensibilização do corpo docente para a utilização de novas ferramentas, bem como a manutenção do engajamento discente, emergiram como desafios constantes. Tais desafios foram intensificados após a pandemia no Brasil, que acelerou significativamente a adoção desses recursos para o ensino e a aprendizagem, um campo no qual, apesar de estarmos em estágio inicial, já se observam avanços consideráveis. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), aplicadas ao ensino de História e suas novas temáticas, são um exemplo notório desses avanços. A utilização de dispositivos e mídias digitais, como documentários e filmes, tem contribuído substancialmente para captar a atenção dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa aborda os Recursos Educacionais Digitais (REDs), definidos como instrumentos disponíveis em múltiplos formatos digitais, tais como: imagens (fotografias artísticas, documentais, históricas; reproduções de obras de arte; infográficos), áudios (músicas, narrações, entrevistas), vídeos e aplicativos interativos. Tais recursos possuem um vasto potencial para a exploração interativa de qualquer área do conhecimento, o que lhes permite desempenhar um papel fundamental no sucesso da integração das TIC na educação e na mediação do ensino-aprendizagem da História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Africana.