Projeto de Extensão “Ativamente – Raciocínio Lógico Para Adultos e Idosos”
e Suas Implicações na Formação Docente em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17702346Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, intitulada “AtivaMente: raciocínio lógico para adultos e idosos”. O projeto foi elaborado para oferecer atividades que estimulem o raciocínio lógico de adultos e idosos vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), instituições de longa permanência ou grupos comunitários. Em relação à Metodologia, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados os relatórios de evidências da realização do projeto de extensão, entregues pelos acadêmicos que aderiram à essa atividade como forma de contabilizar as horas de extensão exigidas em Lei para a conclusão de sua formação superior, bem como os questionários avaliativos respondidos pelos acadêmicos e pelos participantes após a finalização do projeto junto à comunidade. As análises indicaram que a interação com a comunidade demonstrou que o ensino de Matemática pode ser acessível e motivador, promovendo o prazer no aprendizado e alcançando plenamente os objetivos propostos.