Projeto de Extensão “Ativamente – Raciocínio Lógico Para Adultos e Idosos”

e Suas Implicações na Formação Docente em Matemática

Autores

  • MANUELA DE AVIZ SCHULZ Uniasselvi
  • ANA CAROLINA GADOTTI AURÉLIO Uniasselvi
  • TAÍSE CEOLIN Uniasselvi
  • ALINE FERNANDA BILESKI DE LISBOA Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17702346

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, intitulada “AtivaMente: raciocínio lógico para adultos e idosos”. O projeto foi elaborado para oferecer atividades que estimulem o raciocínio lógico de adultos e idosos vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), instituições de longa permanência ou grupos comunitários. Em relação à Metodologia, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados os relatórios de evidências da realização do projeto de extensão, entregues pelos acadêmicos que aderiram à essa atividade como forma de contabilizar as horas de extensão exigidas em Lei para a conclusão de sua formação superior, bem como os questionários avaliativos respondidos pelos acadêmicos e pelos participantes após a finalização do projeto junto à comunidade. As análises indicaram que a interação com a comunidade demonstrou que o ensino de Matemática pode ser acessível e motivador, promovendo o prazer no aprendizado e alcançando plenamente os objetivos propostos.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Como Citar

DE AVIZ SCHULZ, M., GADOTTI AURÉLIO, A. C., CEOLIN, T., & BILESKI DE LISBOA, A. F. (2025). Projeto de Extensão “Ativamente – Raciocínio Lógico Para Adultos e Idosos” : e Suas Implicações na Formação Docente em Matemática. Maiêutica - Ensino De Física E Matemática, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17702346