Estratégias Para o Ensino de Porcentagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • FRANCISCO MATEUS IRES Uniasselvi
  • TAÍSE CEOLIN

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17702526

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de bolsas de Iniciação Científica Santander Graduação, durante o período dos semestres 2023/2 e 2024/1, teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de porcentagem utilizadas pelos professores de Matemática na Educação Básica. Para isso, foi utilizada a metodologia de Pesquisa Bibliográfica, realizada por meio do Portal de Periódicos da Capes, com recorte temporal para os últimos 5 anos (2019-2023) onde foram selecionados 04 artigos. Após a leitura integral, foi apresentada a síntese dos principais apontamentos realizados pelos autores acerca do tema, o que resultou na identificação das principais estratégias utilizadas no ensino de porcentagem, como o uso de materiais concretos (Tangram e Material Dourado), a Resolução de Problemas, e a metodologia denominada de Lesson Study desenvolvida por meio de uma orquestração instrumental. Como desafios no desenvolvimento destas estratégias, foram mencionados a falta de recursos financeiros para adquirir os materiais adequados, o déficit de conhecimentos prévios, e dificuldades na organização do tempo e do espaço para realização das atividades.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Como Citar

IRES, F. M., & CEOLIN, T. (2025). Estratégias Para o Ensino de Porcentagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Maiêutica - Ensino De Física E Matemática, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17702526