Laboratório de Simulações Físicas (LABSIF):

Desenvolvimento de um Software para o Ensino de Física na Educação Básica

Autores

  • WALLACE JESUS DE AMORIM
  • REGIANE GORDIA DRABESKI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17702539

Resumo

A Física, com seus conceitos abstratos e teorias desafiadoras, frequentemente apresenta barreiras significativas para a compreensão de estudantes e educadores. O projeto LABSIF – Laboratórios de Simulações Físicas, desenvolvido em Python, busca romper essas barreiras ao oferecer simulações computacionais interativas que facilitam o aprendizado de conceitos fundamentais da Física. Além disso, o projeto integra o uso dessas simulações em atividades gamificadas, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e engajadora para aplicação em sala de aula. Por meio de uma interface intuitiva, o LABSIF permite que estudantes e educadores explorem fenômenos físicos de maneira interativa, ajustando variáveis e observando, em tempo real, os impactos de suas modificações. O software abrange temas variados, como leis de Newton, trajetória de projéteis, ondas, efeito fotoelétrico, paradoxo dos gêmeos, gravidade dos planetas e pressão de gases. Cada simulação foi desenvolvida
para conectar teoria e prática, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa dos tópicos abordados. O LABSIF também enfatiza a importância da aprendizagem ativa e experimental no ensino da Física. Atividades gamificadas foram incorporadas para motivar os alunos a explorar os conceitos de forma autônoma e criativa, aumentando seu engajamento e desenvolvendo habilidades práticas. Além disso, a escolha do Python como linguagem de programação viabilizou o desenvolvimento acessível e robusto do projeto, utilizando bibliotecas como NumPy, SciPy e Matplotlib. Por fim, o LABSIF demonstra o potencial das simulações computacionais como ferramentas pedagógicas, destacando sua eficácia em tornar o ensino de Física mais interativo, visual e inclusivo. O projeto reforça a necessidade de integrar tecnologia e metodologias ativas de ensino para preparar os alunos para os desafios científicos e tecnológicos do século XXI.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Como Citar

JESUS DE AMORIM, W., & GORDIA DRABESKI, R. (2025). Laboratório de Simulações Físicas (LABSIF):: Desenvolvimento de um Software para o Ensino de Física na Educação Básica. Maiêutica - Ensino De Física E Matemática, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17702539