O Ensino de Matemática e o Uso de Vídeos na Educação Básica

Autores

  • ADNARA MARTINS
  • TAÍSE CEOLIN

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17702636

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de bolsas de Iniciação Científica UNIEDU, durante o semestre 2023/2, teve como objetivo caracterizar os tipos de vídeos utilizados no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada por meio do Portal de Periódicos da Capes, com recorte temporal para os últimos 10 anos (2013-2023), no qual foram selecionados quatro artigos. Após a leitura integral, foi apresentada a síntese dos principais apontamentos realizados pelos autores acerca do tema. Em relação aos tipos de vídeos utilizados pelos professores de Matemática, os autores mencionaram: videoaulas elaboradas pelos professores acerca do conteúdo; videoaulas elaboradas por outros professores e disponíveis virtualmente; vídeos criados pelos estudantes a partir do estudo dos conteúdos; e videoaulas geradas a partir do software GeoGebra. De modo geral, os artigos indicam que o uso de vídeos educativos para o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pode ser um diferencial que contribui positivamente no processo de Ensino e Aprendizagem, destacando a necessária preparação e organização por parte dos docentes e dos estudantes.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Como Citar

MARTINS, A., & CEOLIN, T. (2025). O Ensino de Matemática e o Uso de Vídeos na Educação Básica. Maiêutica - Ensino De Física E Matemática, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17702636