Um Estudo Comparativo Sobre a Média de Desempenho Estatístico de Alunos de Dois Estados

Autores

  • JÉSSICA RAYANE DA SILVA Uniasselvi
  • GISELLE SANTOS DA SILVA Uniasselvi
  • PATRICK PEREIRA VARGAS
  • VIVIANE AMARAL GOIS DE SOUZA Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17702690

Resumo

O presente artigo explora a aprendizagem como uma construção social do conhecimento, destacando a importância da pluralidade e da multiculturalidade nas práticas pedagógicas. Examina os fatores que influenciam a construção do raciocínio matemático e as dificuldades no ensino da estatística, uma ciência complexa. A análise de aspectos socioeconômicos, como renda familiar e escolaridade dos pais, e sua relação com o desempenho escolar dos alunos reforça a necessidade de políticas públicas para mitigar as desigualdades. O objetivo da pesquisa consiste em comparar o desempenho de estudantes dos estados de Pernambuco e Paraná, por meio da análise das médias obtidas e da verificação dos fatores associados a essas diferenças. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso de abordagem mista e caráter exploratório, com coleta de dados primários. Os resultados deste estudo indicam que os alunos do Paraná obtiveram desempenho superior, o que pode ser atribuído a melhores condições socioeconômicas. Conclui-se, portanto, que fatores socioeconômicos influenciam significativamente o processo de ensino-aprendizagem, o que ressalta a necessidade de considerar o contexto do estudante para aprimorar o direcionamento das práticas pedagógicas.

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Publicado

24-11-2025

Como Citar

DA SILVA, J. R., SANTOS DA SILVA, G., PEREIRA VARGAS, P., & AMARAL GOIS DE SOUZA, V. (2025). Um Estudo Comparativo Sobre a Média de Desempenho Estatístico de Alunos de Dois Estados. Maiêutica - Ensino De Física E Matemática, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17702690