Um Estudo Comparativo Sobre a Média de Desempenho Estatístico de Alunos de Dois Estados
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17702690Resumo
O presente artigo explora a aprendizagem como uma construção social do conhecimento, destacando a importância da pluralidade e da multiculturalidade nas práticas pedagógicas. Examina os fatores que influenciam a construção do raciocínio matemático e as dificuldades no ensino da estatística, uma ciência complexa. A análise de aspectos socioeconômicos, como renda familiar e escolaridade dos pais, e sua relação com o desempenho escolar dos alunos reforça a necessidade de políticas públicas para mitigar as desigualdades. O objetivo da pesquisa consiste em comparar o desempenho de estudantes dos estados de Pernambuco e Paraná, por meio da análise das médias obtidas e da verificação dos fatores associados a essas diferenças. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso de abordagem mista e caráter exploratório, com coleta de dados primários. Os resultados deste estudo indicam que os alunos do Paraná obtiveram desempenho superior, o que pode ser atribuído a melhores condições socioeconômicas. Conclui-se, portanto, que fatores socioeconômicos influenciam significativamente o processo de ensino-aprendizagem, o que ressalta a necessidade de considerar o contexto do estudante para aprimorar o direcionamento das práticas pedagógicas.