O Uso da Epistemologia do Coletivo de Pensamento Aliada à Metodologia Ativa Painel Integrado na Abordagem do Modelo Atômico Quântico Moderno
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17702717Resumo
Neste artigo, é apresentada uma sugestão de proposta didática de ensino sobre o tema Modelo Atômico Quântico para os professores de Física utilizarem em suas aulas com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Como estratégia metodológica para o desenvolvimento da investigação, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A proposta surgiu devido às dificuldades em encontrar essa parte da Física Quântica Moderna nos livros de Física voltados para essa modalidade de ensino, com uma abordagem mais contextualizada historicamente, em detrimento da parte matemática, a qual os alunos encontram dificuldade em compreender. Diante dessa conjuntura, propõe-se aos professores de Física abordar o Modelo Atômico Quântico por meio da elaboração de uma proposta didática embasada na Epistemologia do Coletivo de Pensamento, aliada à metodologia ativa Painel Integrado, para percorrer a história do desenvolvimento do seu estudo, de modo que o professor consiga proporcionar aos alunos a apropriação de conceitos científicos necessários para a sua compreensão, bem como fomentar a troca de ideias envolvendo a participação integrada dos Coletivos de Pensamento formados em cada grupo, utilizando, para tal, um total de oito aulas. Na primeira fase, a sequência didática inicia-se com o texto e vídeo relacionados à Computação Quântica; na segunda fase, percorre-se a linha do tempo relacionada às concepções acerca da constituição da matéria desenvolvidas pelos cientistas Niels Bohr, Arnold Sommerfeld, Linus Pauling, Louis de Broglie, Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger, os quais contribuíram significativamente para a evolução do Modelo Atômico Quântico, sugerindo-se, para leitura, discussões e montagem do segundo Painel Integrado, o texto do livro didático Compreendendo a Física: Eletromagnetismo e Física Moderna, bem como a sequência didática da Fundamentação Teórica deste artigo. A sequência didática, aliando a Epistemologia Fleckiana e a metodologia ativa Painel Integrado na abordagem da contextualização histórica, mostra-se como uma proposta de grande potencial de aplicação pelos professores de Física, pois possibilita a compreensão, por parte dos alunos, dos conceitos mais abstratos relativos à evolução do Modelo Atômico Quântico.