Sobre a Revista

A Revista Maiêutica - História nos traz artigos das áreas correlatas, originados a partir de revisões bibliográficas recentes, projetos de Iniciação Científica e Extensão dos acadêmicos e professores, além de artigos da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), realizada anualmente na UNIASSELVI. Assim, a revista contribui para o conhecimento específico da área e contribui para formação integral de todos envolvidos.

Edição Atual

v. 12 n. 1 (2025): Maiêutica - História

A Revista Maiêutica - História nos traz artigos das áreas correlatas, originados a partir de revisões bibliográficas recentes, projetos de Iniciação Científica e Extensão dos acadêmicos e professores, além de artigos da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), realizada anualmente na UNIASSELVI. Assim, a revista contribui para o conhecimento específico da área e contribui para formação integral de todos envolvidos.

Publicado: 01-12-2025

Artigos

  • A DINÂMICA EXPANSIONISTA DO PODER NA PERSPECTIVA DE JOSÉ LUÍS FIORI

    FABIO COSTA REIS VIANNA
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17780544
  • ENTRE O TOMBAMENTO, A CLASSIFICAÇÃO PATRIMONIAL E O TURISMO O CASO DE INHOTIM (BRUMADINHO, BRASIL) E DE SERRALVES (PORTO, PORTUGAL)

    ROBSON XAVIER DA COSTA
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17780746
  • A DAMA DE CAO UM ESTUDO DA IDENTIDADE DA MULHER NA CULTURA MOCHE

    MARIA ALICE SILVEIRA PRIM THEIS, ANDREA MACHADO
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17780840
  • AOS HISTORIADORES EM FORMAÇÃO INICIAL (MAS NÃO SOMENTE) SEJAMOS CURIOSOS, AUTÔNOMOS, PESQUISADORES E LEITORES CONSTANTES

    ANA CAROLINA MACHADO
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17780965
  • AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO E SEU ENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NATIVOS DIGITAIS E O ESTUDO DE HISTÓRIA

    CLÓVIS HENRIQUE CASAGRANDE, ESTEFÂNIA KUSTER BUENO CORRÊA, MARIA EDUARDA LEAL, SANDRA APARECIDA DACAS DE SORDI
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17781076
  • EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DA LOUSA DIGITAL NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO UMA ABORDAGEM PARA AS AULAS DE HISTÓRIA

    MARIA ALICE SILVEIRA PRIM THEIS, JOSIANE AMARAL GOIS REIS, ANDREA MACHADO
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17781177
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO DOCENTE BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

    GUILHERME ELIONAY ALVES SILVA, GUSTAVO TOMASI SCHUTZ, HENRIQUE OLIVEIRA DA SILVA , JACKSON DE SOUZA NASCIMENTO, RICARDO SOARES DOS SANTOS, SANDRA APARECIDA DACAS DE SORDI
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17781304
  • OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA

    ALEXANDRE BARROSO DA SILVEIRA, LEONE SANTOS, NATHIELE ARAÚJO, GILMAR FERREIRA DE MORAES
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17781570
Ver Todas as Edições